Creche fica sem energia e com goteiras após ser invadida por ladrões pela 3ª vez em 10 dias em Ribeirão Preto
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Creche fica sem energia após ser invadida pela 3ª vez em 10 dias em Ribeirão Preto
O Centro de Educação Infantil (CEI) Alaor Galvão César, em Ribeirão Preto (SP), foi novamente invadido por ladrões na madrugada desta quarta-feira (4). É a terceira invasão apenas nos últimos dez dias.
Na ação mais recente, três bandidos furtaram fios de energia elétrica, o que deixou parte da escola sem iluminação. Além disso, eles danificaram portas, portões e aparelhos de ar-condicionado.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Não havia atividades programadas para esta quarta, mas a previsão é de que elas sejam retomadas na quinta-feira (5). Pais relataram à EPTV, afiliada da TV Globo, a sensação de insegurança.
"A segurança dos nossos filhos é o principal para nós, pais. Estamos muito preocupados com isso. A escola está sendo depredada por malandros, que estão entrando dia sim, dia não. Tem vigia, mas não tem, porque não consegue acionar a Polícia Militar, a GCM. A gente está nessa procura por uma ajuda", destacou o comerciante Dênis Tiago de Almeida.
Escola ficou sem iluminação após furtos em Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Outros furtos
Os furtos anteriores aconteceram nas noites de 26 e 28 de janeiro. Nas ocasiões, os ladrões também levaram a fiação da caixa de luz e a bomba da caixa d'água. Com isso, 107 crianças que faziam atividades de férias ficaram sem iluminação, ventiladores e ar-condicionado.
Além do furto da fiação, os criminosos reviraram salas de aula e a sala de refeições, quebraram calhas e causaram outros danos à estrutura da escola. As ações deixaram a unidade com goteiras em vários pontos.
O que dizem as autoridades?
À reportagem, a Secretaria Municipal de Educação informou que a escola contava com vigilância terceirizada e com sistema de monitoramento por câmeras, que apresentou falhas devido ao corte da fiação elétrica.
A pasta garantiu que os reparos já estão sendo feitos e que avalia medidas adicionais de segurança. Por fim, reforçou que as atividades serão retomadas normalmente nesta quinta-feira.
Já a Guarda Civil Metropolitana (GCM) disse que vai intensificar as rondas no entorno da escola e das demais regiões.
Ar-condicionado destruído após furtos em escola de Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região